Fazenda Rio Grande fará revisão do Plano Diretor em 2016

O deputado federal Toninho Wandscheer participou nesta sexta-feira, dia 13 de novembro, de mais uma discussão sobre o Plano Diretor de Fazenda Rio Grande. O evento foi promovido pela Acinfaz. A cada 10 anos os municípios são obrigados a revisar seus planos diretores. Isso funciona como norteador para o crescimento das cidades.

O deputado fez o uso da palavra, destacando que Fazenda Rio Grande apresenta forte crescimento para o futuro. Como engenheiro e ex-prefeito da cidade, citou as principais conquistas que Fazenda Rio Grande ganhou nos últimos 10 anos com o Plano Diretor, elaborado em 2006, durante a sua gestão.

Naquela época já ouvíamos a sociedade. Pensamos em questões importantes na cidade, como a BR-116, como prever a construção de novos eixos de transporte coletivo, priorizar a instalação dos novos empreendimentos ao longo da rodovia e o novo terminal rodoviário”, lembra.

Para Toninho, é preciso recordar o que era Fazenda naquela época e o que ela é hoje.

Houve uma mudança importante nesse processo,direcionada por esse plano. Assim que se constrói o desenvolvimento de uma cidade. Muitos pensam que o plano diretor simplesmente é dividir a cidade. Não é só isso. Tem que ter direcionamento. Agora é preciso levar em conta o que aconteceu, analisar o que deu certo e alterar o que precisa. Todos nós queremos um futuro importante para nossa cidade. Estarei sempre disposto a colaborar e a trabalhar pelo desenvolvimento de nossa querida Fazenda Rio Grande”, disse.

Diagnóstico

Para tratar da revisão do Plano Diretor, foi convidado o professor da UFPR, arquiteto, urbanista especialista em planejamento urbano e também responsável pelo PD de Fazenda Rio Grande em 2006, Luiz Henrique Fragomeni, que discutiu com o deputado Toninho, o prefeito da cidade, Marcio Wosniak, técnicos da Prefeitura, vereadores, empresários, comerciantes e população interessada, as mudanças que poderão ocorrer no plano diretor da cidade. Fazenda Rio Grande é obrigada a fazer a revisão do PD em 2016.

Estudos

Durante apresentação, Fragomeni apresentou um diagnóstico do município dos últimos 10 anos. Dados do IBGE apontam que a população de Fazenda Rio Grande é de 92 mil moradores. Mas, segundo a Prefeitura, acredita-se que a cidade já possua entre 120 e 130 mil habitantes.

É bom lembrar que em 2006, o orçamento municipal era de R$ 74 milhões de reais, hoje a arrecadação gira em torno de R$ 180 milhões.

Entre as reclamações apontadas durante a revisão do PD está a ausência de praças e parques, a dificuldade de espaço para construção de escolas, ainda há mais de 3 mil domicílios que possuem esgoto a céu aberto e um dado bastante preocupante: a capacidade hídrica está no limite.

O professor destacou ainda, algumas demandas, que deverão ser revistas e acrescentadas no PD de 2016, como melhorias na mobilidade urbana, com o alargamento de ruas, criação de binários, implantação de ciclovias, acessibilidade, a construção de um novo terminal, maior legislação na construção de novos condomínios residenciais e loteamentos.

Fazenda Rio Grande sofreu uma transformação avassaladora. Antes as pessoas conheciam seu bairro, hoje elas tem dificuldade de conhecer onde moram”, explicou Fragomeni.

Integração

O deputado Toninho também defende que a revisão do Plano Diretor de Fazenda Rio Grande tenha uma atenção maior dos vereadores. Ao finalizar a reunião, o deputado sugeriu ao prefeito, que leve esse debate para a Região Metropolitana, apresentando suas propostas, de acordo com o que rege o “Estatuto da Metrópole”, bandeira defendida pelo deputado em Brasília.

Presença

Também estiveram presentes na reunião da Acinfaz, o presidente da Acinfaz, Ferdinando Ércoli, o vice-presidente de Relações Públicas, Gastão Fabiano Gonchorovski e demais autoridades locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *