Deputados lançam Frente Parlamentar contra prorrogação de contratos de pedágio

 

Presente no encontro, DER/PR diz que não existe
estudo técnico para analisar prorrogação

Deputados estaduais lançaram nesta segunda-feira, dia 16 de maio, a Frente Parlamentar Contra a Renovação dos Contratos de Pedágio – a ideia é avaliar o que é melhor para o Estado: manter as tarifas elevadas até o fim dos contratos (2021) e fazer nova licitação ou firmar a renovação por um prazo mais longo, exigindo a redução dos preços e ampliação das obras. O evento foi realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa (Alep).

Como líder da Bancada Paranaense, o deputado federal Toninho Wandscheer (Pros-PR), foi convidado para o debate e disse que o alto preço cobrado pelas concessionárias de rodovias atrapalha o desenvolvimento do Estado.

“A sociedade precisa saber quem são os deputados que concordam com a prorrogação e os que são contra. Essa é uma questão que precisa estar clara e transparente. Defendo aqui, para que uma nova licitação seja realizada em 2021, quando os atuais contratos forem encerrados. O Paraná precisa de um modelo novo. Não dá pra remendar mais. A situação é maléfica para nosso Estado”, disse Toninho ao informar que a Bancada Paranaense ainda se mantém dividida neste processo – a grande maioria é contra a prorrogação dos contratos.

Para Toninho, a decisão não pode ser do governo federal. “O pedágio nasceu errado e acho que tem que acabar esse contrato para começarmos novamente. Em uma prorrogação não podermos trocar esse modelo. Isso não deve ser uma discussão federal, já que o Paraná é afetado por esses contratos”, disse Wandscheer.

DER/PR
Durante o debate, Toninho relembrou fatos da implantação do pedágio nas rodovias do Paraná e cobrou do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), presente ao encontro, a posição sobre as concessões de pedágio. “O DER disse que é defensor do usuário. Então vocês são defensores da manutenção desse sistema errado? O DER é contra ou a favor da prorrogação dos contratos. De que lado estão?”, questionou Toninho.

Na ocasião, o diretor do DER, Paulo Montes Luz, informou que até agora, não há nenhum estudo técnico do Governo Estadual para tomar uma decisão sobre a prorrogação dos contratos de pedágio.

FIEP
O presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Edson Campagnolo, reforçou que os empresários são contra a prorrogação dos contratos nos atuais modelos e enalteceu a iniciativa dos deputados de debater o assunto. “Esse tema é altamente relevante e preocupante para a economia do Estado. Então, fico feliz que a Assembleia tenha tomado a decisão de criar essa frente. É um trabalho no sentido de perceber qual o melhor modelo para o Paraná. Estamos em via de encerrar esse contrato, cinco anos passa muito rápido Não tem nada melhor do que essa discussão nesse momento”.

Cronograma
A nova Frente Parlamentar já definiu um cronograma de encontros com lideranças locais que serão realizados no interior do estado, neste primeiro momento. A primeira reunião acontecerá em Ponta Grossa, no dia 23 de maio. Em seguida, o grupo passa por Foz de Iguaçu e Cascavel, no dia 17 de junho; Umuarama, em 24 de junho; e Londrina e Maringá, no dia 8 de julho.

Presença
Também participaram do lançamento, o deputado estadual Ademir Bier, que irá coordenar os trabalhos da Frente Parlamentar e os demais parlamentares Adelino Ribeiro, Chico Brasileiro, Guto Silva, Evandro Araujo, Marcio Pacheco, Marcio Pauliki, Nelson Luersen, Nereu Moura, Claudio Palozzi, Leonaldo Paranhos, Pericles de Mello e Requião Filho, Edson Campagnolo, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Ivaldo Barreto da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) , representantes de entidades ligadas ao comércio, à indústria e à sociedade organizada, além de vereadores de todo Estado.

Assista na íntegra http://bit.ly/27svmSH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *