Bancada Paranaense comemora compra do robô cirurgião pelo Hospital Erasto Gartner

A Bancada Paranaense Federal, coordenada pelo deputado Toninho Wandscheer (Pros-PR), comemorou na última semana, a aquisição do robô cirúrgico pelo Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba.

Segundo Toninho, o convênio com o Ministério da Saúde (1743/2010), estava parado em Brasília desde 2014, impossibilitando a instituição de comprar o equipamento.

“Por causa dos entraves no processo, a Bancada se uniu junto ao Ministério da robo_da_vinci_1_Saúde e cobrou a liberação do recurso, através do Programa Nacional de Oncologia (Pronon) garantindo a compra do equipamento pelo Hospital que é referência no tratamento e no diagnóstico do câncer no país”, explicou Wandscheer.

Para o superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago, o empenho da Bancada Paranaense  foi fundamental para aquisição do robô cirúrgico, conhecido como Da Vinci.

“Não sabemos quanto tempo teríamos que esperar. A atitude surpreendente de todos os senadores e deputados em ajudar o Erasto, sem pensar na bandeira do seu partido, foi humana. A Bancada se uniu e defendeu a mesma causa”, comemorou Adriano ao informar, que o Hospital está programando uma ação de divulgação para apresentar o novo equipamento à sociedade.

O Erasto Gaertner será o primeiro hospital do país a utilizar esse tipo de tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS).  O aparelho custou cerca de R$ 10 milhões de reais e veio dos Estados Unidos. Vai auxiliar os médicos com precisão, a retirada de tumores nas cirurgias oncológicas de urologia, ginecologia, cabeça e pescoço.

333
EM TEMPO

Na última quinta-feira, dia 21 de outubro, representantes do Hospital Erasto Gaertner estiveram no gabinete do deputado Toninho em Brasilia, para agradecer a Bancada Paranaense pela demanda atendida. Na foto, o assessor Fernando Garcia, o superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago, Edson Frangolão, representando o deputado Toninho e a presidente  da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Maria Cecília Gaertner.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *