Ministro adia para o fim de 2018 mudanças no Minha Casa, Minha Vida

O Ministério das Cidades flexibilizou as regras do Programa Minha Casa, Minha Vida para pequenos construtores. Atendendo a uma reivindicação do setor e da Câmara dos Deputados, através da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), que o deputado federal Toninho Wandscheer (Pros-PR) faz parte, o ministro Bruno Araújo assinou ontem (29) portaria que aumenta o prazo de inscrição das empresas no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e retira a exigência de construção apenas em áreas pavimentadas.

capture-20161130-111621O evento aconteceu no auditório do Ministério das Cidades e contou com a presença de representantes de pequenas construtoras do país e demais parlamentares, entre eles o deputado federal Toninho Wandscheer (Pros-PR), que acompanhou toda a discussão e se empenhou pelas mudanças no Minha Casa Minha Vida.

“Essa é uma conquista para a classe dos pequenos construtores. Me sinto satisfeito do ministro ter se sensibilizado com a real situação que o setor vive e adiar para o fim de 2018 as mudanças no Minha Casa, Minha Vida”, disse Wandscheer. Vale lembrar que na semana passada, o parlamentar promoveu audiência pública na CDU com os pequenos construtores e o Ministério das Cidades para buscar novas medidas de financiamento do MCMV (http://bit.ly/2g8gyDn)

Novo prazo
A partir de agora, as construtoras têm até 31 de dezembro de 2018 para adequar as obras conforme prevê as portarias 160 e 593/2016, o que inclui a aprovação de obras apenas em regiões já pavimentadas e com serviços essenciais, como iluminação pública e abastecimento de água.

As mudanças, segundo o Ministério das Cidades, atendem pequenas construtoras com o objetivo de fomentar a economia local, aumentar a geração de empregos por meio do programa Minha Casa Minha Vida. “A nova portaria traz um texto conciliador, que permite tranquilidade ao setor para voltar a produzir com segurança”, afirmou o ministro das Cidades, Bruno Araújo. A decisão se encontra publicada no Diário Oficial da União, desta quarta-feira (30).

 ae70bd93-e991-4e16-a2b0-e75014319dee

União do Setor
Ontem (29), antes de se dirigir ao Ministério das Cidades, o deputado Toninho esteve reunido com os representantes da construção civil, que ajudaram a elaborar essa nova resolução para o Programa Minha Casa, Minha Vida junto com o Ministério das Cidades. Estiveram no gabinete, Adão Castilho (MS), Diogenes Nascimento (PE), Cesar Portugal (GO), Giselle Cabral (MT), Julcimar Taylor Sevegnani (SC), Luciano Rufaro (MS), Ezequiel Souza (GO).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *