CADI recebe da Câmara dos Deputados prêmio Transparência e Fiscalização

31275426630_db2480a2c8_z 31532248921_490b4e99af_z 31648038265_1472b7f7a0_z

O Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral (CADI) recebeu, nesta quarta-feira (14), o prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2016. Indicado pelo deputado federal Toninho Wandscheer (Pros-PR), o CADI foi agraciado com o prêmio durante solenidade no salão nobre da Câmara dos Deputados.

O CADI foi indicado na categoria “Sociedade Civil” e teve, em outubro, aprovação da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. Na opinião de Toninho Wandscheer, o Legislativo acerta ao premiar entidades cujos trabalhos estão voltados para a sociedade, especialmente, para a formação política e o empoderamento de jovens.

“O CADI trabalha na formação de atores de fiscalização do poder público, jovens normalmente da periferia, que são ensinados a fazer a fiscalização dos serviços públicos nas prefeituras das cidades onde funciona a instituição, e traz sem dúvidas, o despertamento do jovem e do adolescente para o interesse da política pública”, disse Wandscheer.

O prêmio é concedido anualmente a pessoas ou entidades da sociedade civil cujos trabalhos ou ações merecem destaque para a causa da transparência e da fiscalização na gestão administrativa, patrimonial e dos recursos públicos.

Atuação do CADI

O CADI foi indicado pela realização do projeto Pólis, que atua diretamente na formação sociopolítica de adolescentes e na criação de plano de ação para monitoramento de políticas públicas em comunidades carentes. Esta prática estimula o empoderamento e a formação política da comunidade, para que a mesma realize de maneira efetiva o controle social sobre os serviços públicos.

A instituição está presente em oito estados brasileiros (Paraná, Rondônia, Santa Catarina, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco e Rio de Janeiro) e presta atendimento a 1.500 crianças e adolescentes (de 7 a 17 anos) que residem em comunidades em risco social.

Para o CADI, este é um reconhecimento de suma importância, pois representa uma valorização do trabalho de formação sociopolítica de base e o monitoramento comunitário de políticas e serviços públicos que as unidades do CADI fazem. “Parabéns deputado Toninho pela articulação e defesa do nosso trabalho. Esse prêmio representa o fortalecimento da democracia e do controle social”, comemorou Maurício Cunha, fundador e diretor executivo do CADI.

Agraciados

A CFFC concedeu três prêmios na edição deste ano. Além do CADI, foram agraciados Benedito Antonio Alves, na categoria sociedade civil. Ele é Conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia, indicado pelo deputado Marcos Rogério. E o município de Rio Branco (AC), na categoria governamental, indicado pelo deputado Angelim, pela implantação do serviço de atendimento ao cidadão de forma presencial e eletrônica, sob a tutela da Controladoria Geral do Município de Rio Branco. No ano passado, a CFFC homenageou as iniciativas da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Auditoria Cidadã da Dívida.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *