Por unanimidade, Bancada do PROS rejeita texto da Reforma da Previdência

A Bancada do Pros na Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira (8) rejeitar, por unanimidade, o texto apresentado na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16, que trata da Reforma da Previdência.

Na opinião do deputado federal Toninho Wandscheer (PR), a melhor decisão sobre a reforma é aquela favorável ao País. “A reforma como está é um retrocesso muito grande para o Brasil. A decisão da Bancada foi correta. Quando a pessoa tem outras rendas, a aposentadoria seria apenas uma bengala de suporte, mas para a maioria dos trabalhadores, a aposentadoria é o que lhe resta para o final da vida”, argumentou o parlamentar.

Segundo Wandscheer, a proposta é muito drástica para uma parcela da população. “A proposta é muito drástica para os trabalhadores rurais e para os pobres que precisam do BPC [Benefício de Prestação Continuada]. Tem de mudar esse texto em relação aos trabalhadores rurais e às pessoas de baixa renda. Seria um absurdo aumentar a idade para aposentadoria rural em 10 anos, como no caso das mulheres, e ainda exigir que contribuam mensalmente! Isso equivale à exclusão do sistema previdenciário”, disse Wandscheer.

Entenda
Em termos gerais, a PEC fixa idade mínima de 65 anos para homens e mulheres poderem se aposentar pelo INSS, cria regras de transição para mulheres e homens com 45 e 50 anos, respectivamente, e muda os cálculos de benefícios.

Assessoria + Redação/Pros na Câmara

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *