O coordenador da Bancada Paranaense, Deputado Toninho Wandscheer (PP) participou nesta segunda-feira (06) de uma reunião no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), junto com o Governo do Estado e a Bancada Paranaense. Na pauta, eles debateram sobre a criação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), através das Bancadas do PR, SC, RS, SP, RJ, MG e ES, a fim de constituir um Fundo de Investimentos (Fundo Sul) para infraestrutura, destinado às regiões Sul e Sudeste, da mesma forma que já existe no Nordeste e na região Norte.
“Se nós conseguirmos fazer com que essa PEC seja aprovada em Brasília, o Paraná vai ganhar muito e os estados envolvidos também. Além disso, nesta PEC que estamos propondo, queremos aumentar em 1% os recursos para fortalecer o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de todo o país, além de prever investimentos para a segurança das fronteiras do Brasil. Uma proposta que deverá melhorar o desenvolvimento dos estados e a economia do nosso país”, explicou Wandscheer.
O próximo passo agora é que as bancadas colham assinaturas necessárias para a aprovação da PEC no Congresso Nacional. “A solicitação está em andamento desde o ano passado e já tem quase 80 assinaturas. Precisamos de 170 assinaturas para que a PEC seja aceita no Congresso, depois faremos um debate para aprová-la. A Bancada Federal hoje está unida, deputados de várias correntes políticas estão juntos para conseguir aprovar essa proposta em Brasília porque é interesse do Governo do Estado, dos deputados, do setor produtivo e do povo paranaense”, disse o coordenador.
Vale destacar que a Bancada Paranaense deve promover uma reunião com os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul com o mesmo objetivo de aumentar o número de apoiadores.
Governo
Segundo o governador em exercício, Darci Piana, o objetivo do encontro também foi angariar apoio do setor produtivo paranaense, já que o recurso terá um impacto significativo na região. “É fundamental termos consciência que essas regiões precisam de investimentos e que o fundo vai ajudar muito os estados do Sul. Se fizermos um esforço, cada deputado contatar as bancadas de outros estados, vamos conseguir. O Governo do Paraná está junto nessa luta. Estamos nos esforçando para conseguir essa conquista para o Sul do País”, disse Piana.
G7
A proposta da criação do Fundo Sul recebeu ainda, posição favorável por parte do G7, grupo formado pelas principais entidades do setor produtivo paranaense, assim como de grupos empresariais e sociedade civil organizada dos três estados.
Fundo Sul
Caso seja aprovado, o BRDE ficará responsável por operacionalizar o fundo, devido à experiência em gestão e aplicações de fundos orçamentários e a operação de recursos a longo prazo. Segundo o diretor-presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski, a criação do fundo trará mais igualdade na divisão de recursos entre as regiões do País. “Precisamos ter uma equidade nas políticas que são estabelecidas para outros estados. O Sul nunca foi contemplado por um fundo constitucional, isso vai trazer possibilidade de novos recursos para resolver as diferenças sociais entre os três estados. A sociedade será a grande beneficiada”, disse.
Presença
Participaram da agenda o diretor-presidente do BRDE, Wilson Lipski, o diretor Luiz Carlos Borges da Silveira, governador do Estado em exercício, Darci Piana, a secretária de Estado da Mulher e da Igualdade Racial, Leandre Dal ponte, os deputados federais Sergio Souza, Geraldo Mendes, Zeca Dirceu, Deltan Dallagnol, Estacho e Tadeu Veneri, além do presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski, presidente da Faciap, Fernando Moraes e o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta. #FundoSul #Bancada Paranaense
Assessoria com AEN