Através de indicação, apresentada no dia 17 de outubro, durante sessão na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Toninho Wandscheer (PT), sugeriu ao Governo do Estado e ao secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, que implantem medidas para que hospitais privados que mantenham convênio com o SUS viabilizem vagas de estacionamento gratuitamente a pacientes e acompanhantes.
O deputado justificou o pedido, informando que atualmente o veículo que transporta paciente do SUS e é estacionado no pátio de um estabelecimento privado, é obrigado a pagar pela utilização da vaga ocupada.
Toninho comentou ainda que os pacientes que utilizam o sistema SUS são de baixa renda. “Chegou ao nosso conhecimento que uma paciente faz quimioterapia num hospital privado e mesmo sem condições financeiras, é obrigada a pagar pelo estacionamento, enquanto está em atendimento pelo SUS”, disse.
Para o deputado, o Governo deveria exigir dos hospitais, em favor dos pacientes do SUS, a gratuidade pela utilização do estacionamento. “O Governo já paga as instituições privadas pelos serviços fornecidos e o preço pelo uso dos estacionamentos deveria estar incluso neste pacote”, finalizou.