Coordenador da Bancada Paranaense participa de encontro com AMP e prefeitos sobre a crise financeira nos municípios do Paraná

 

O coordenador da Bancada Paranaense, deputado federal Toninho Wandscheer (PP), participou nesta segunda-feira (04) de uma reunião em Curitiba, junto com o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Edimar Santos e prefeitos do Estado. O encontro faz parte do movimento “Sem Repasse Justo, não dá!”, que tem como objetivo central buscar soluções concretas para a crise econômica que ameaça a estabilidade financeira dos municípios do Paraná.

“Uma dificuldade que nós estamos vivendo hoje. Eu já fui prefeito e sei o quanto e difícil, quando a arrecadação do município baixa”, destacou o coordenador.

Durante o encontro, a AMP apresentou uma pauta de reivindicações que destaca a queda na arrecadação das receitas municipais, devido aos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), bem como a redução do ICMS e a diminuição nos impostos e tributos municipais. Os prefeitos e prefeitas também solicitaram apoio para diversas questões, incluindo o pagamento por serviços sociais já prestados, a aprovação de auxílio financeiro, a revisão e atualização dos valores dos convênios para obras e serviços, o custeio da saúde com aumento e atualização dos valores da tabela do SUS, o aumento nos recursos para o SAMU e a renovação da frota de veículos.

O coordenador contou ainda que a AMP também busca o apoio dos governos federal e estadual, bem como da Assembleia Legislativa do Paraná. “Também temos recebido na Bancada, pedidos de apoio de todo o Paraná neste processo.  Vamos trabalhar unidos no Congresso Nacional para aprovarmos medidas significativas que melhorem a arrecadação nos municípios paranaenses até o final deste ano, para que os prefeitos possam encerrar o ano com suas contas aprovadas e sem déficit financeiro. Estamos comprometidos em minimizar as dificuldades financeiras enfrentadas pelas prefeituras”, finalizou Wandscheer. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *