Seminário debate direitos trabalhistas dos caminhoneiros na Câmara

A Câmara dos Deputados promoveu na última terça-feira (16), Seminário sobre Marco Regulatório do Transporte Rodoviário de Cargas. O evento foi realizado pela Comissão Especial que analisa o tema e aconteceu no Auditório Nereu Ramos. Participaram diversas entidades de todo o país, como representantes de agências reguladoras do transporte rodoviário, de sindicatos e de órgãos governamentais.

A programação incluiu a realização de mesas de debate e palestras. Foram discutidos os temas: os agentes do transporte rodoviário, o trabalhador em transporte (qualificação, jornada, frete, horas e locais de repouso, a questão das drogas); o custo do transporte (infraestrutura rodoviária, terminais de carga e descarga, pedágios) e o papel do Estado (tributação, segurança, fiscalização e crédito).

O deputado federal Toninho Wandscheer, que também é o vice-presidente da Comissão Especial que trata do Marco Regulatório na Câmara, falou a respeito do assunto. Em março do ano passado, vários protestos de caminhoneiros bloquearam trechos de rodovias em 14 estados.

A discussão está aberta para buscar um entendimento que contemple os interesses dos trabalhadores, empresários e da sociedade. A estrada é um espaço compartilhado por todos. O pai pode dirigir o caminhão, ao mesmo tempo em que o filho está na estrada de carro”, disse Toninho, que coordenou uma das mesas de trabalho.

Exame toxicológico
O exame toxicológico para motoristas profissionais, foi um dos assuntos que dividiu opiniões no seminário. A exigência do exame está prevista na Lei dos Caminhoneiros (Lei 13.103/15). O diretor executivo Jurídico da NTC & Logística, Marcos Aurélio Ribeiro, defendeu a suspensão da portaria do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que prevê a entrada em vigor em março da exigência do exame, que é capaz de detectar se o indivíduo faz uso habitual de drogas.

Já, o representante da Associação Brasileira de Provedores dos Serviços de Toxicologia de Larga Janela (Abratox), Marcello Santos Rachlyn, disse que é de conhecimento comum que drogas como anfetaminas e cocaína são muito usadas pelos caminhoneiros e que têm papel crucial nos acidentes nas estradas. Segundo ele, com a exigência do exame, o uso de drogas deverá cair, assim como o número de acidentes. Ele acrescentou ainda que o exame já é exigido, no Brasil, de polícias e integrantes do Exército, por exemplo.

Para março
A principal reivindicação da categoria continua sendo a reserva de mercados para que eles transportem pelo menos 50% das cargas da administração pública e o estabelecimento de preço mínimo para frete. Tudo indica que a primeira versão do relatório da Comissão fique pronto já em março. O colegiado começou a trabalhar na Câmara em novembro do ano passado.

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NOVA LEI DO MOTORISTA
Durante o Seminário, o deputado federal Toninho Wandscheer, que também é o vice-presidente da Comissão Especial do Marco Regulatório do Transporte Rodoviário de Cargas, recebeu uma cópia do livro sobre a nova lei do motorista, com análise e questionamentos aos pontos da lei que afligem a categoria dos 120 mil trabalhadores paranaenses. O presente foi entregue pelo presidente da Fetropar, João Batista da Silva e o advogado trabalhista, André Passos, que responde pela assessoria jurídica à representação dos rodoviários do Paraná.

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