Deputado Toninho se posiciona contra instalação de sinaleiro na BR-116

O deputado estadual Toninho Wandscheer (PT) encaminhou nesta terça-feira, dia 08 de abril, ofícios ao prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e à Concessionária Autopista Planalto Sul, alertando para a instalação do sinaleiro no cruzamento da BR-116 com a Rua Vereador Angelo Burbello, bairro Campo do Santana.

No documento, Toninho mostra sua discordância quanto ao método adotado para chegar a tal solução. “Não considerou-se a questão técnica e a melhor forma para proporcionar segurança aos usuários, que ficarão suscetíveis a acidentes . Fica o nosso alerta”, frisa o deputado.

De acordo com Toninho, a instalação de sinaleiro em rodovias deve sempre ser a última alternativa, pois contraria os princípios da segurança e da prioridade da via de maior fluxo. “Alertamos para o enorme risco que se criará para os usuários assim que o sinaleiro for instalado. Preocupa-nos também a anulação da melhoria do fluxo neste trecho da rodovia”, alerta.

Trânsito pesado

Sinaleiros não são recomendados para vias com trânsito pesado e em velocidades mais altas. A interrupção do fluxo pode acarretar em acidentes de graves proporções. O deputado lembra ainda que veículos de carga também utilizarão o cruzamento.

“O local de instalação do sinaleiro está em aclive. Isso aliado ao intenso fluxo de veículos de carga gerará congestionamento, anulando assim os benefícios alcançados com a duplicação do trecho”, explica o deputado.

Para o deputado, toda demanda popular é legítima. Entretanto, cabe ao Estado em todas suas instâncias ponderar seu atendimento em relação a condicionantes básicos. “No caso específico devemos ponderar o prejuízo que uma maioria arcará em benefício de uma minoria, e principalmente o risco que a própria população postulante se expõe ao contrariar indicações técnicas”, comenta.

Ao encerrar o documento, Toninho questiona como se dará temporização do referido sinaleiro. “Foi realizado estudo de fluxo para determinar a divisão de tempo? Foi levado em consideração o tempo que os veículos de carga levam para arrancar em aclive? O seu funcionamento se dará nas 24 horas do dia? Existirá diferenciação por horário na temporização? Em caso afirmativo, estará amparado em estatísticas confiáveis?” , pergunta o deputado.

Vale ressaltar que o deputado é contrário à instalação do referido sinaleiro. “Considero a construção de alças a solução mais apropriada e com menor risco, mantendo a atual situação até a finalização das mesmas”, finaliza o parlamentar.

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